domingo, novembro 16, 2008

iPhone?

Publicada por November Golf



Diz que vou ter um iPhone....Confesso que estou curioso, já ouvi dizer o melhor e o pior. O que é consistente é que como telefone, não é grande coisa. Consistente é também o excelente ecrã e as qualidades como PMB (Portable Media Player ou vulgo leitor de mp3/vídeo). Estou habituado ao meu querido Blackberry 8310 que é um excelente telefone, PDA, leitor de multimédia mediano e um GPS muito fraquinho.

Tem a vantagem de ter um teclado completo, que o torna imbatível na velocidade de escrita e na autonomia. Falo bastante, para além dos mails a chegar e a bateria chega a durar 3 dias. Esse facto não é alheio à tecnologia GPRS, ao invés da 3G que consome bastante mais bateria. E o blackberry não tem configurações, o que para a maioria dos utilizadores é um sonho. Internet, MMS, e-mails, tudo funciona de forma transparente, não por milagre mas porque a integração terminal-rede é muito bem pensada e implementada, com a ajuda de um servidor do lado do operador. Usa aliás, uma APN (Access Point Name) específica, sem a qual o Blackberry não passaria de um telefone básico para falar e mandar SMS.

E estou de facto bastante curioso com a experiência do iPhone. Se me irei habituar à ausência de teclado, ter que configurar as várias ligações e à ausência da querida rodinha do Blackerry. E a não enviar MMS, se bem é um pouco uma falsa questão. Quem enviou mais de 3 MMS na útlima semana que atire a primeira pedra. O que me irei habituar muito bem será ao leitor de video. Se no meu iPod Classic com ecrã mínimo a 320x240 cheguei a ver episódios completos do CSI Miami e Criminal Minds, a olhar para o generoso display do iPhone a 480x320 irei ter vontade de assistir ao Casablanca e ao Star Wars...talvez. E também a todos os acessórios que possúo, nas palavras do Steve Jobs, iPod ecosystem. É que as colunas de viagem, despertador, ligação à aparelhagem, docas, cabo para ouvir no carro e cabo de video irão funcionar no iPhone, maravilhoso!

E assim estou, aguardando a chegada do estafeta com a caixinha mágica com tudo de bom e de mau que os produtos da Apple normalmente trazem - design, interface e limitações impostas. Caixinha essa, e disse-me quem percebe, é caríssima de produzir devido às tintas utilizadas principalmente. Mas começa aí a imagem do produto e tudo se paga, sejam nos €499 do preço total ou numa fidelização à rede.

0 comentários: