segunda-feira, novembro 17, 2008

DivX na Playstation

Publicada por November Golf


Depois de já ter falado de portáteis, iPod, Windows Explorer, iPhone e Blackberry, vou hoje falar sobre a Playstation 3. Claro que o vosso cromo não podia deixar de ter uma. Confesso que nunca me tinha rendido a consolas: fui mais ZX Spectrum, 286, 386, 486, Pentium I e actualmente Pentium IV. Muitos saberão do que estou a falar. As consolas nunca me seduziram, principalmente por razões técnicas. O facto de se ligar uma consolta a uma TV "normal" fazia com que os jogos não fossem tão bons, graficamente pelo menos. Até aparecer a Playstation 3, vocacionada para ligar a TV's de alta resolução, plasmas e LCD's, capaz de meter a maioria dos PC's num chinelo, a resoluções de 1920x1080. Para quem não percebe do que falo, o número de pontinhos chega a ser o dobro o que se traduz numa nitidez de imagem muito superior.

Mas voltemos às qualidades da PS3: interface HDMI, som Dolby 5.1 ou 7.1, bonita de se colocar na sala, jogos de elevada qualidade (e preço também!), facilidade de utilização (não há instalações, drivers, Direct X e outras complicações), jogos on-line também fáceis, blue-ray (filmes de elevada definição) e media player razoável. Digo razoável porque a utilização para ver DivX e mkv (filmes de alta definição comprimidos) já dá um bocadinho de mais trabalho. Mas nada que um bom cromo não se proponha a fazer.

Começo pelo mais simples, filmes em DivX. É verdade que a PS3 os lê mas e as legendas? Como bom português, posso enteder cada palavrinha de inglês mas gosto de ter lá as legendas. Nem que seja para criticar a tradução. Só que a PS3 lida mal com as legendas, ou não lida mesmo. Então como ver DivX na PS3 com legendas? Com um programa chamado AVIAddXSubs. Quem seja cromo já está a pensar: que seca, ter que codificar os filmes novamente. Mas não, este programa, disponível gratuitamente neste site, incorpora as legendas rapidamente.
E mesmo rapidamente, poucos minutos para uma série ou para um filme. Bastará terem o divX e a legenda na mesma pasta, adicionar o ficheiro, escolher o destino, na configuração 1 escolher Português e criar o DivX File. No fim, alterar a extensão para .avi, colocar numa PEN USB ou Disco (formatado a FAT32) e levar para a PS3. Quando começar, escolher legendas que elas aparecem.

Quem dá boas ideias?

Quem quiser saber como se vêem os mkv, filmes alta definição comprimidos, na PS3 façam um comentário que terei todo o gosto em responder.

1 comentários:

Aninhas disse...

Vá, vá.... já lá há uma PS3 em casa e quero saber como fazer com os mkv.. ainda não tenho lá nenhum mas espero ter em breve. Tks, cromita Ferrari.