quinta-feira, novembro 20, 2008

Fotografia Digital

Publicada por November Golf

A fotografia digital cada vez atrai mais gente senão mesmo toda a gente. É fácil perceber porquê, fácil, atractiva, prática, económica, imediata... As gerações mais novas não aguentam tirar uma foto e não "ver como é que ficou", não são do tempo que era preciso esperar até ao fim das férias para ver as revelações - e gastar algum dinheiro no processo! Eu, cromo, me confesso. Já tive cinco máquinas digitais. Comecei por uma Kodak que, coitadinha, só fazia 640x480 mas era uma sensação na altura. Depois uma Nikon E775 de 2Mp já com bastante qualidade, seguida de uma Minolta Z3 com 5Mp mas com zoom de 12x, um feito. Esta última está cuidadosamente arrumada, aceitam-se ofertas! Depois, numa viagem a Tóquio, meca dos cromos, não resisti a uma belíssima Nikon D50, uma máquina "a sério" daquelas que se compra e se pensa: esta é para ficar. E foi, continua em utilização frequente e posso afirmar que já tenho três lentes no total, uma grande vantagem desta máquina. De zoom, de retrato com grande abertura e grande angular. E dizem vocês: mas isso são quatro. Pois é, muitas vezes não levava máquina comigo porque a D50 mete respeito. Ir com a D50 a um casamento é arriscar que nos comecem a pedir para tirar fotos, confundindo com o fotógrafo. Para não falar no peso e dimensão. Mas estou contente, foi uma excelente compra, tem-me acompanhado em viagens fantásticas e algumas das fotos já figuram orgulhosamente na minha galeria do Olhares. E aqui aparece a quinta máquina, compacta, leve e prática. Mas que máquina digital comprar?

E aqui vem a minha recomendação a quem queira uma máquina pequena, prática mas de qualidade e com características interessantes. Depois de muito pesquisar encontrei uma Olympus deveras atractiva. Confesso que sempre olhei de lado para as Olympus, muito por causa do cartão de memória que é dos mais caros. Já não é tanto. Mas se são das mais vendidas, milhões de compradores não podem estar errados. E não estão. A minha escolha recaiu na Olympus Stylus 1030 SW que, para além de ter 10Mp tem uma lente muito boa, o que é mais importante que os pixeis. Faz filmes com qualidade quase DVD, tira fotos em 16:9 a 1920x1080 (excelente para quem queira ver em TV de alta definição). Penso que custa actualmente €309. Mas deixei o melhor para o fim. Esta máquina, sem extras ou caixas ou acessórios, out of the box é à prova de água até 10 metros, à prova de choque até 2 metros, -10º Temperatura e pressão de 100Kg.


É quase uma queda da altura de um primeiro andar, sem que a máquina se danifique. E tirar fotos na piscina ou no mar é sempre divertido, tem inclusivé vários modos para o efeito. O corpo é todo em metal e de facto inspira confiança. E tem o que é de esperar de uma compacta hoje em dia: detecção de rosto, vários modos, edição de fotos na máquina, etc. E qual o melhor sítio para usar a nossa Olympus Stylus 1030SW? Deixo-vos a foto para adivinharem. Boas fotos a todos!

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu nem sabia que havia máquinas fotográficas à prova de água sem a tal caixa protectora.

Essa última impressionou-me.